Mussumbuluko
Acta no. 6
Reunião dos sobrinhos dos Huates
Mussumbuluko, 15 de Novembro de 2014




Realizou-se no dia 15 de Novembro de 2014, no bairro Mussumbuluko, o 6º. Encontro dos Primos – sobrinhos dos Huates.
A Presidente convidou os presentes a dar início a mais uma sessão com um cântico religioso seguido de uma Oração dirigida pela prima Aida Obede Huate.
Após a apresentação e aprovação da Proposta da Agenda abaixo seguiu-se a leitura da acta do Encontro da Liberdade.
AGENDA
Oração de abertura:
1. Leitura da Acta do 5º. Encontro – Liberdade
2. Apresentação de novos participantes
a. Pais e Tios
b. Primos
c. Netos
3. Projecção da Árvore Genealógica
4. Resumo dos encontros
5. Próxima Família Hospedeira: (em Fevereiro de 2015)
6. Diversos
a. Proposta de participação dos Tios
b. Casamento
7. Anúncios




1. Leitura da Acta do 5º. Encontro (Liberdade)
A acta do 5º. Encontro foi aprovada sem reparos.
2. Apresentação de novos participantes
Neste encontro embora tivesse havido a participação do primo Arnaldo Francisco Mosse pela primeira-vez mas, porque este se retirou antes da reunião, não houve a apresentação de novos participantes. Contudo a prima Tamara porque nem sempre tem participado em virtude de residir em Xai-Xai fez questão de exclarecer esta particularidade que foi saudada com fortes aplausos.
3. Projecção da Árvore e Explicação
A projecção da árvore genealógica foi feita com base na Família Hospedeira (Makhikhane) no sentido de trazer mais uma vez ao conhecimento dos presentes as nossas ligações familiares. Dada a participação do Tio Saul, este teceu algumas observações sobretudo a alguns elementos que ainda não constam na árvore tendo reiterado a necessidade de se procurar recolher essa informação com familiares alguns estando mesmo em Maputo. Também foi observado que nesta árvore (Makhikhane) existe falta de valiosa informação que deverá ser corrigida sobretudo no que diz respeito aos descendentes de Tinosse, por exemplo, a falta da referência correcta às esposas de seus filhos Jaime e Daniel bem como a omissão de 7 filhos de Jaime. Assim, o secretariado deverá oportunamente recolher, na medida do possível, os dados em falta e proceder à devida correcção. Como sempre, foi também encorajada a participação de todos quantos possam aceder a versão da Internet no sentido de a enriquecer incluído mais informação.
Porque não houve prévia apresentação do casal hospedeiro e dada a insistência a prima Raquel acabou cedendo ao pedido. Na sequência foi feito o preenchimento dos respectivos dados do parceiro e da filha do casal na árvore.




4. Resumo dos encontros
Este encontro fecha o primeiro ciclo desde o primeiro realizado em Matendene em Novembro de 2013. Assim, impunha-se em jeito de balanço fazer algumas considerações. Falando sobre este aspecto o secretariado observou terem sido de extrema importância os encontros realizados até aqui pois permitiram a unidade da faímilia em torno dos objectivos inicialmente delineados. Que era necessário que não vacilássemos muito embora dificuldades de vária ordem nos possam afectar pois como se observou na participação dos Tios os ideais que estiveram na origem deste encontros estavam mais reforçados. Tio Saul falando sobre este assunto manifestou a sua satisfação pela realização destes encontros. Comentários no mesmo sentido foram também feitos pela Presidente.
5. Próxima Reunião
Sendo este o último encontro do primeiro ciclo com base no critério de famílias baseado na letra inicial havia que se decidir como continuar. Embora outras propostas tivessem sido lançadas acabou sendo de consenso que o critério manter-se-ia o mesmo e na mesma sequência.
Assim, a próxima reunião ficou marcada para Fevereiro de 2015 e será hospedada pela Família Manusse, ficando ao seu critério decidir o local e data.
6. Diversos
a. Proposta de participação dos Tios
A ideia aqui era saber se os tios deveriam ou não participar nestes encontros devendo ser a decisão tomada pela assembleia.
Foi notado que havia certas situações a observar como por exemplo alguns encontros podem realizar-se em casa de um tio devido a necessidade que temos de espaço. Não seria justo que se impedisse a presença deles. Contudo, e em geral os encontros são dos primos apenas. Em caso de voto, os tios não poderão o fazer. Sempre que se justifique, os tios poderão ser convidados a participar sem que isso implique que essa participação ocorrerá em todos os encontros.
b. Casamento do Primo Raimundo Mauele
Porque houve necessidade de discutir qual seria a posição dos primos sobre a a necessidade de oferecer-se um presente aos noivos concluiu-se que a cada família iria contribuir em 1000 Mt até Domingo dia 22. A Presidente seria a pessoa a quem os fundos seriam entregues.
7. Anúncios
Não houve nenhum anúncio
Considerações Finais
A família hospedeira agradeceu aos presentes e manifestou a sua satisfação e honra de ter hospedado este convívio dos primos.
Falando em jeito de considerações finais a Presidente agradeceu a presença dos tios e primos pela presença realçando também a necessidade da pontualidade.
Mussumbuluko, 15 de Novembro de 2014.
O Secretário Ad-hoc