Tchumene 2

Reunião dos sobrinhos dos Huates

Acta n.o 7

Realizou-se no dia 7 de Março de 201, no bairro Tchumene 2, o 7º. Encontro dos Primos – sobrinhos dos Huates.

A Presidente convidou os presentes a dar início a mais uma sessão com uma Oração dirigida pela prima Mertina Malate seguida do almoço e confraternização.

 

Retomados os trabalhos foi feita a apresentação e aprovação da Proposta da Agenda abaixo seguida da leitura da acta do último Encontro de Mussumbuko em 2014.

AGENDA

Oração de abertura:

1.    Leitura da Acta do 6º. Encontro – Mussumbuluko

2.    Balanço dos Encontros do 1º. Ciclo

3.    Apresentação de novos participantes

a.     Pais e Tios

b.    Primos

c.     Netos

4.    Projecção da Árvore Genealógica

5.    Próxima Família Hospedeira:  (em Maio 2015)

 

6.    Diversos

1.             Leitura da Acta do 6º. Encontro (Mussumbuluko)

 

A acta do 6º. Encontro foi aprovada com as seguintes rectificações.

 

1. Sobre o casamento- deveria ficar claro a que casamento se refere: Foi rectificado o subtítulo para Casamento do Primo Raimundo Mauele;

 

2. Que a omissão indicada no texto apontada pelo Tio Saul devia ser entendida como contribuição pois a informação constante nas árvores resultara dum esforço que algumas pessoas fizeram no limite das suas capacidades e conhecimento. Assim, qualquer contribuição adicional é sempre bem-vinda no sentido de enriquecer a mesma.

 

 

3. Que a contribuição referida no texto para o casamento era para um presente e que para futuros casos semelhantes dever-se-há proceder da mesma forma ou seja por famílias.

2.             Balanço dos Encontros do 1º. Ciclo

 

 

Foi adoptado o resumo dos encontros do 1º. Ciclo que consta da Acta do Encontro de Mussumbuluko cuja transcrição se segue:

3.                Resumo dos encontros

 

Este encontro fecha o primeiro ciclo desde o primeiro realizado em Matendene em Novembro de 2013. Assim, impunha-se em jeito de balanço fazer algumas considerações. Falando sobre este aspecto o secretariado observou terem sido de extrema importância os encontros realizados até aqui pois permitiram a unidade da faímilia em torno dos objectivos inicialmente delineados. Que era necessário que não vacilássemos muito embora dificuldades de vária ordem nos possam afectar pois como se observou na participação dos Tios os ideais que estiveram na origem deste encontros estavam mais reforçados. Tio Saul  falando sobre este assunto manifestou a sua satisfação pela realização destes encontros. Comentários no mesmo sentido foram também feitos pela Presidente. 

Foi também referido neste contexto que a questão dos atrasos deveria merecer ainda assim, uma reflexão no sentido de tentarmos encontrar uma solução.

3.             Apresentação de novos participantes

 

Saudados com fortes aplausos.

1.    Augusto João Maoze e

seu último filho Norberto Augusto

2.   Sarneta Jaime Tinosse Huate

3.  Teresa Hilda Luis (Manusse) e Sua filha Sandy Macua

 

4.  Ernesto Luis

4.             Projecção da Árvore e Explicação

 

 

A projecção da árvore genealógica foi feita com base na Família Hospedeira (Manusse) no sentido de trazer mais uma vez ao conhecimento dos presentes as nossas ligações familiares. Também neste caso foi observada a falta de mais informação pelo que, o secretariado deverá fazer um esforço de recolher, na medida do possível, os dados em falta e proceder à devida inclusão. 

5.             Próxima Reunião

        Foi decido continuar com o critério de famílias baseado na letra inicial e na mesma sequência tal             como aconteceu ano passado.

 

 

Assim, a próxima reunião, em Maio de 2015, será hospedada pela Família Malate e, ficará ao seu critério decidir o local e data. 

6.        Diversos

a.    Aniversariante

Porque no inicio do encontro as netas da Vovo Sara Uate ofereceram um bolo por ocasião do recente aniversário em que completou 81 anos muitos ainda não se tinham feito presentes foi proposto aos participantes uma salva de palmas.

 

b.    Proposta de convidado permanente

Foi proposta e aclamada com consenso pela assembleia a participação do Tio Saul como convidado permanente.

 

 

c.     Fraca participação vs custos de organização

Foi feita observação da fraca participação tendo em conta que a família hospeira tem que fazer um orçamento considerável contando com uma participação razoável o que não acontece. Há necessidade de os primos assumirem e comprometerem-se a participar para minimizar prejuízos que advem desta situação. O Secretariado prometeu reflectir sobre o assunto para encontrar mecanismos que permitam a família hospedeira ter uma previsão de participação mais realística para evitar custos desnecessários.

 

 

d.    Participantes sem companhias

A tia Julieta fez questão de chamar a atenção aos primos que se fazem presentes sem as suas companheiras/esposas ou esposos porque não se percebe pois é aqui nestas ocasiões que deviam estar juntamente com os outros.

 

e.    Horário

Por sua vez a tia Leia repisou na questão do cumprimento do horário. Assim, decidiu-se manter o horário das 12:30h e que as sessões deveriam ter início as 13:00h.

 

 

O tio Saul agradeceu a realização destes encontros dizendo que os seus filhos não têm participado por estarem viver e trabalhar fora de Maputo mas também manisfestou a sua indignição pela ausência dos primos filhos do tio Obede, Chico e ____ prometendo contactá-los para um encontro. Sobre este aspecto o primo Ricardo informou ao tio Saul que apesar da distância eles tem sido participado e tem acompanhado tudo quanto acontece nestes encontros.

7.        Anúncios

Não houve nenhum anúncio

 

Considerações Finais

Falando em jeito de considerações finais a Presidente agradeceu a presença dos tios e primos pela presença realçando também a necessidade da pontualidade disse que cada família devia fazer uma reflexão sobre o que está a falhar e trazer algumas propostas. Por sua vez o Primo Ricardo na qualidade de Conselheiro disse que fazia das palavras da Preseidente suas e realçou também a necessidade de cada um dos primos sugerir melhorias da nossa reunião.

 

 

 

Tchuemene, 7 de Março de 2015.

 

 

O Secretário Ad-hoc