Matendene
Reunião dos Sobrinhos dos Huates
Acta n.o 2.
Realizou-se no dia 09 de Novembro de 2013, na Residência da Rézia Manusse em Matendene, Cidade de Maputo, o 2º. Encontro dos Primos – sobrinhos dos Huates.
A reunião iniciou com a leitura da Acta da primeira reunião que foi aprovada sem alterações ou comentários.
O encontro teve a seguinte agenda e foi dirigido por Ricardo Malate a pedido da hospedeira, dadas as circunstâncias da ocasião.
Agenda
1. Inclusão de Primos da outra linhagem dos Pais;
2. Periodicidade dos Encontros;
3. Próxima Reunião;
4. Formas de Comunicação;
5. Diversos.
1. Inclusão de Primos de outra Linhagem dos Pais
Foi feita a proposta de inclusão dos primos de outra linhagem (do Pai ou Mãe) que não são sobrinhos dos Hautes mas que também são primos legítimos e encontram-se no mesmo nível na Árvore Genealógica. Por exemplo, os Filhos de Sara Haute tem primos filhos dos irmãos do marido que estarariam fora.
Para tal recorreu-se a projecção da Árvore Geneológia inicial explicada detalhadamente pelo Primo Ricardo. Isto tornou mais claras as ligações familiares existentes entre os primos e a ideia foi melhor sustentada com a projecção também da versão da Árvore Geneológia criada na Internet que contém essas ligações bem patentes e que devem ser complementadas.
A proposta foi acolhida favoravelmente e, nesta ordem, há que adicionar mais parentes incluindo os filhos dos primos…
2. Periodicidade dos Encontros
Foi visto que a periodicidade aceitável para estes encontros seria de três em três meses mas, houve várias propostas em relação aos meses em que, ao longo do ano, estes encontros deveriam ter lugar, nomeadamente:
i. ajustar à dinâmica do ano – ou seja em cada trimestre – Março-Junho-Setembro-Dezembro;
ii. segunda opção – Fevereiro-Maio-Agosto-Novembro.
A primeira foi contestada em virtude de coincidir com o mês de Dezembro que sendo final do ano e de festas, torna-se impraticável. A segunda foi questionada em virtude de ser ainda apertado visto que os meses de Dezembro e Janeiro são de muito aperto em termos financeiros devido não só as festas como devido as despesas escolares. Portanto, Fevereiro seria o momento para a família hospedeira se preparar para o mês seguinte poder organizar o encontro.
Após considerável debate sobre as vantagens e desvantagens de cada opção acabou aprovada a segunda opção.
Ao longo destas discussões foi colocada a ideia de se fazer uma contribuição simbólica para ajudar a família hospeira. Foi recordado que esta ideia havia sido colocada no encontro anterior e visto não ser apropriada porque pode retrair da participação aqueles que por algum motivo não possam contribuir, para além do problema de gerir fundos. Que a ideia inicial vista no primeiro encontro foi de que a família hospedeira seria responsável pelas despesas da organização e os participantes podem trazer algo para se consumir no dia como forma da sua contribuição voluntária.
Para a aprovação optou-se por votação tendo se apurado que a maioria apoiava a ideia inicial de contribuir apenas com produtos ou alimentos que cada um pode trazer voluntariamente no dia do encontro.
Outra proposta feita foi a de se fazer alguma contribuição no sentido de apoio às famílias em situações de infelicidade. A ideia foi vista ser inoportuna nesta fase por ainda estarmos a tratar de questões organizativa básicas mas que ela era de considerar para uma fase posterior.
3. Próxima Reunião
Um dos aspectos aqui vistos foi o mecanismo de candidatura para a organização destes eventos. Propôs-se seguir a ordem alfabética mas que uma vez ter-se começado com a família Manusse cuja letra inicial é M, seria melhor terminar o M e depois seguir-se-há a ordem alfabética de A a Z.
Assim, a próxima reunião ficou marcada para 8 de Fevereiro de 2014 e será hospedada pela Família Malate em Cobe, as 13:00 horas.
4. Formas de Comunicação
Quanto a forma de comunicação discutiu-se no sentido de se encontrar alternativas de fazer com que todos estejam informados uma vez que nem todos têm acesso à Internet.
Porque não se encontrou melhor alternativa a ideia que prevaleceu é de que o correio electrónico e SMS seriam as formas de comunicação privilegiadas mas, que neste caso, é importante sempre que se repassem a mensagem de modo a garantir que todos se mantenham informados.
5. Diversos
Palavra de Deus
Foi proposto que nesses encontros deveria haver espaço para “introduzir a palavra de Deus para nos orientar“, seguida de uma breve oração no princípio e no fim. A ideia foi acolhida embora houvesse no princípio algum pressentimento de que por sermos uma família numerosa, questões religiosas podem ser complicadas uma vez que cada um pode ter sua religião.
O proponente sustentou que a palavra de Deus em alusão consta nos Salmos 133 – A Excelência do Amor Fraternal e diz o seguinte: “Ou quão bom e quão suave é que os irmão vivam em união“.
Conclui-se que não constituiria de todo nenhum problema haver uma oração no início já que no fim com alguns copos à mistura é de crer que haja pouca lucidez para tal embora outros sustentassem que haverá sim lúcidos – aqueles que não bebem.
Secretariado
Outro assunto é o de secretariar os encontros.
Ficou assente que a família hospedeira será responsável por secretariar o encontro.
Finalmente, foi feita a apresentação individual dos participantes e o corte de bolo surpresa por ocasião do Aniversário da hospedeira deste encontro à conta de suas filhas marcou um momento bonito que talvez é de registar para repetir sempre que ocasiões do género coincidam.
Observações: Um ponto inicialmente incluído na agenda que por força das circunstâncias da própria reunião acabou não sendo abordado tem a haver com a “Participação dos Primos Residentes nas Províncias”. Assim, o Secretariado proporá como parte da agenda da próxima reunião.
NB. Em anexo vai inclusa a lista dos participantes com contactos.
Matendene, 09 de Novembro de 2013